Ícone NeuroEscola

Programas Educacionais

Conheça nossos programas educacionais estruturados para o desenvolvimento de competências e habilidades das crianças! Com manuais teóricos e práticos, além do livro da criança, os programas podem ser aplicados como paradidáticos ou para recomposição de aprendizagem, em redes públicas e particulares. Saiba mais!

PercepSom 2.0

Programa de atividades lúdicas para a estimulação da consciência fonológica e do princípio alfabético. 

São jogos e brincadeiras que trabalham as habilidades fonológicas, como rima, aliteração, consciência de palavras, sílabas e fonemas. No princípio alfabético, trabalha-se a associação entre letra e som.

Conteúdo

  • Livro de atividades: Material da criança, com mais de 400 atividades e 7 jogos.
  • Guia da Consciência Fonológica: Manual teórico e prático com a fundamentação científica do programa, bem como as orientações necessárias para a aplicação das atividades. Contém descrição de habilidades a serem desenvolvidas durante a aplicação, tabela de códigos da BNCC, planejamento semanal de aplicação e sondagens bimestrais.

Proleia

O Programa de Leitura, Escrita, Interpretação e Aprendizagem (Proleia) é indicado para crianças a partir de 6 anos, no início do processo de alfabetização ou com alguma dificuldade de aprendizagem.

Desenvolvido na Educação Baseada em Evidências (EBE), o Proleia abrange desde as etapas preparatórias para a alfabetização, como a percepção auditiva e visual, até as mais avançadas, como dígrafos, encontros vocálicos e consonantais e outras dificuldades ortográficas.

Conteúdo

  • Aquecendo os motores: Apostila introdutória com 68 páginas de atividades preparatórias para a alfabetização.
  • Volume I – Livro de atividades: Material da criança com 320 páginas.
  • Volume II – Livro de atividades: Material da criança com 234 páginas.
  • Guia de implementação prática: Material da pessoa aplicadora, com orientações para a implementação das atividades e sugestões para a estimulação das habilidades.
  • Letras multissensoriais: Cartões com as letras do alfabeto.
  • Fichas de leitura: Cartões para estimular a leitura de letras, sílabas, palavras e frases.
  • Envelopes para guardar os materiais de estimulação: Material que favorece a
    organização e conservação dos recursos lúdicos que compõem o programa.
  • Plano de aplicação anual: Sequência estruturada de conteúdos por bimestre, dividido a partir de itinerário sequencial para a pessoa aplicadora.
  • Sondagem Bimestral da Aprendizagem: Tabelas para registro e acompanhamento
    da aprendizagem das crianças.
  • Plano mensal de Aplicação: Organização das atividades para a aplicação mês a mês.
  • Controle de Aplicação Semanal: documento para registro das atividades semana a semana.
  • Sondagem para monitoramento da aprendizagem: Documento para registrar e monitorar a aprendizagem da criança.
  • Registro de monitoramento: Documento que possibilita ao aplicador visualizar melhor os avanços e, consequentemente, identificar pontos que carecem de melhoria.

Numera&Cia

Programa de estimulação de habilidades básicas de raciocínio lógico e matemático. As habilidades são desenvolvidas de forma lúdica para explorar conceitos com numerais, como noção de maior e menor, de grande e pequeno, vazio e cheio, de leve e pesado e formas geométricas.

Conteúdo

  • Guia de implementação prática: Conta com os componentes do material e a implementação dele na prática, a fim de auxiliar os professores, apresentando as maneiras corretas da aplicação das atividades. Ele conta com:
  1. Planejamento Semanal de Aplicação: Uma planilha contendo todas as atividades do material separadas por habilidades.
  2. Planejamento Mensal de Aplicação: Uma planilha com a divisão de atividades por cada mês de aplicação.
  3. Tabela para Acompanhamento da Aprendizagem: Tabelas com perguntas para que sejam feitas observações durante as atividades.
  • Caderno de Atividades para a criança.
  • 30 jogos de estimulação da numeracia.
  • Formação online com embasamento teórico e explicações sobre
    Numeracia.

Histórias de sucesso em escolas públicas e privadas

Andreia, professora que aplica o programa Proleia
Leia mais
"Compreender a importância do som das letras para o aprendizado da leitura faz todo sentido para mim, e poder contar com o material estruturado é a combinação perfeita para colocar em prática. Parabéns à equipe NeuroSaber."
Ana Luiza, professora que aplica o programa Proleia
Leia mais
"Quando usamos o PROLEIA com disléxicos, em menos de dois meses, os meus alunos disléxicos tiveram grandes saltos em autoestima e aprendizado. Obrigado, Lu, por ter me ensinado."
Sharly, professora sobre a formação do programa Proleia
Leia mais
"O curso do PROLEIA veio como um despertador para a minha vida profissional, pois me sentia frustrada em não conseguir alfabetizar meus alunos. Hoje, essa realidade mudou drasticamente na minha vida e na vida dos meus alunos. Estou muito feliz e agradecida por ter conhecido a Luciana e sua metodologia em abordar os sons das letras e a forma como fazer isso. A sequência a ser seguida faz toda a diferença. Grata! Nota 1000 para o curso do PROLEIA, é completo."
Ana Christine, aluna da formação do programa Proleia
Leia mais
"Como cresci profissionalmente fazendo esse curso! Me sinto capacitada e mais segura para conversar com os pais dos meus alunos sobre o processo de alfabetização que cada criança deve passar. É um curso que deveria ser pré-requisito para todo alfabetizador. As escolas públicas e privadas poderiam investir utilizando esse conhecimento para a formação continuada dos professores que já atuam. Obrigada a Lu Brites por proporcionar esse momento de aprendizado e toda a sua equipe por me oferecer todo o suporte!"
Janaína, professora que aplica o programa PercepSom 2.0
Leia mais
"Compreender que saber o alfabeto não significa estar alfabetizado foi muito importante para eu compreender o que está acontecendo com uma determinada aluna que tenho no 3° ano. Esta aluna sabe todo o alfabeto, mas não sabe ler e não compreende o que lê. Com o curso, percebo que lhe falta a consciência do princípio alfabético e a consciência fonológica. Obrigada pela oportunidade de redescobrir a alfabetização!"

Quer saber como são as soluções da NeuroEscola?

Receba nosso catálogo completo de graça!

*Campos obrigatórios