Ícone NeuroEscola

Programas Educacionais

Conheça nossos programas educacionais estruturados para o desenvolvimento de competências e habilidades das crianças! Com manuais teóricos e práticos, além do livro da criança, os programas podem ser aplicados como paradidáticos ou para recomposição de aprendizagem, em redes públicas e particulares. Saiba mais!

Proleia Escola

O PROLEIA ESCOLA – Programa de Leitura, Escrita, Interpretação e Aprendizagem é um programa voltado para a alfabetização, desenvolvido com base na Educação Baseada em Evidências (EBE) e nas Neurociências. Recomendado para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, o programa é composto por materiais e metodologias que promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais para a leitura, escrita e interpretação.

1º ano do fundamental

Para a criança

  • Habilidades preparatórias para a alfabetização, incluindo vocabulário, percepção auditiva e visual, consciência fonológica, princípio alfabético e grafomotricidade.
  • Foco nas formas regulares dos sons das letras do alfabeto e atividades de estimulação.
  • Cartões com diferentes for­matos de letras para atividades práticas.
  • Cartões para trabalhar leitura de le­tras, sílabas e palavras de forma multissensorial.
  • Para armazenamento e conservação dos recursos.

Para o(a) professor(a)

  • Habilidades preparatórias para a alfabetização, incluindo vocabulário, percepção auditiva e visual, consciência fonológica, princípio alfabético e grafomotricidade.
  • Foco nas formas regulares dos sons das letras do alfabeto e atividades de estimulação.
  • Cartões com diferentes for­matos de letras para atividades práticas.
  • Cartões para trabalhar leitura de le­tras, sílabas e palavras de forma multissensorial.
  • Para armazenamento e conservação dos recursos.
  • Orientações teó­ricas e práticas para aplicação do PROLEIA.
  • cartaz com todas as letras do alfabeto para exposição em sala de aula.
  • 26 letras para exposição em sala de aula.
  • Conteúdos organiza­dos bimestralmente.
  • Sequência detalhada de atividades.
  • Ferramenta de registro para acompanhamento do progresso.
  • Atividades para monitorar avanços e conquistas in­dividuais e do grupo. Tabelas para registro sistemático das observações. Orientações com estratégias para superar dificul­dades no aprendizado.

2º ano do fundamental

Para a criança:

  • Revisão e reforço dos conteúdos do Volume 1, consolidando as bases para o próximo estágio.
  • Introdução aos sons irregulares, sílabas complexas, dígrafos e encontros consonantais.
  • Cartões com diferentes for­matos de letras para atividades práticas.
  • Cartões para trabalhar leitura de le­tras, sílabas e palavras de forma multissensorial.
  • Para armazenamento e conservação dos recursos.

Para o(a) professor(a):

  • Revisão e reforço dos conteúdos do Volume 1, consolidando as bases para o próximo estágio.
  • Introdução aos sons irregulares, sílabas complexas, dígrafos e encontros consonantais.
  • Cartões com diferentes for­matos de letras para atividades práticas.
  • Cartões para trabalhar leitura de le­tras, sílabas e palavras de forma multissensorial.
  • Para armazenamento e conservação dos recursos.
  • Orientações teó­ricas e práticas para aplicação do PROLEIA.
  • cartaz com todas as letras do alfabeto para exposição em sala de aula.
  • 26 letras para exposição em sala de aula.
  • Conteúdos organiza­dos bimestralmente.
  • Sequência detalhada de atividades.
  • Ferramenta de registro para acompanhamento do progresso.
  • Atividades para monitorar avanços e conquistas in­dividuais e do grupo. Tabelas para registro sistemático das observações. Orientações com estratégias para superar dificul­dades no aprendizado.

Capacitação

Orientações online: Curso para auxiliar professores e toda a equipe pedagógica na implementação do programa.

PercepSom 2.0

Programa de atividades lúdicas para a estimulação da consciência fonológica e do princípio alfabético. 

São jogos e brincadeiras que trabalham as habilidades fonológicas, como rima, aliteração, consciência de palavras, sílabas e fonemas. No princípio alfabético, trabalha-se a associação entre letra e som.

Conteúdo

  • Livro de atividades: Material da criança, com mais de 400 atividades e 7 jogos.
  • Guia da Consciência Fonológica: Manual teórico e prático com a fundamentação científica do programa, bem como as orientações necessárias para a aplicação das atividades. Contém descrição de habilidades a serem desenvolvidas durante a aplicação, tabela de códigos da BNCC, planejamento semanal de aplicação e sondagens bimestrais.

Capacitação

  • Orientações online: Curso para auxiliar professores e toda a equipe pedagógica na implementação do programa.

PROMAIS

O PROMAIS é um programa voltado para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I. Com uma abordagem lúdica e interativa, aliado a práticas baseadas em evidências científicas, o programa aproxima a matemática do cotidiano das crianças, tornando o aprendizado mais significativo e prático.

O enfoque lúdico e a conexão com a realidade permeiam todo o material, permitindo que conceitos matemáticos sejam apresentados de forma acessível e integrados à vida diária das crianças

1º ano Ensino fundamental

  • Neste volume, elas serão estimuladas a desenvolver habilidades relacionadas ao reconhecimento e registo de números até 100, contagem, aplicação de adição e de subtração em cálculos e situações-problema, além do conceito de probabilidade e de raciocínio lógico. Também serão apresentados ao sistema monetário, abordando a compreensão do valor do dinheiro e suas formas de representação.
  • Neste volume, os(as) professores(as) terão acesso a um planejamento detalhado para a aplicação das atividades, com sugestões que orientam a organização das propostas e a prévia, habilidades cognitivas estimuladas, além dos códigos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma sondagem da aprendizagem também foi preparada, com o intuito de favorecer o acompanhamento dos percursos, avanços e conquistas dos estudantes. Além disso, o livro conta com as páginas do livro da criança em miniatura com orientações e dicas de como realizar as atividades, para que o(a) professor(a) aproveite explore todas as possibilidades que o material proporciona. O volume conta com uma parte teórica com as orientações principais sobre os conceitos matemáticos abordados no livro da criança para que o(a) professor(a) tenha mais segurança para implementar os materiais.

2º ano Ensino fundamental

  • Neste volume, as crianças aprofundarão suas habilidades matemáticas através de temas do cotidiano, tornando o aprendizado prático e relevante. As unidades são planejadas para desenvolver a cognição numérica, abordando conceitos como valor posicional, contagem, adição e subtração de números de 0 a 1000, de forma progressiva. Utilizando temas próximos das crianças, como meio ambiente e alimentação, o material promove a aplicação prática dos conhecimentos matemáticos e enfatiza a importância das operações numéricas e do pensamento lógico para resolver problemas. O conteúdo é apresentado de forma acessível, com atividades multissensoriais que facilitam a compreensão. Além das operações matemáticas, o volume aborda organização e análise de dados com tabelas e gráficos, incentiva o desenvolvimento de habilidades espaciais e geométricas e explora noções de grandezas e medidas de maneira contextualizada, relacionando-as ao cotidiano.
  •  
  • Neste volume, os(as) professores(as) terão acesso a um planejamento detalhado para a aplicação das atividades, com sugestões que orientam a organização das propostas e a prévia, habilidades cognitivas estimuladas, além dos códigos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma sondagem da aprendizagem também foi preparada, com o intuito de favorecer o acompanhamento dos percursos, avanços e conquistas dos estudantes. Além disso, o livro conta com as páginas do livro da criança em miniatura com orientações e dicas de como realizar as atividades, para que o(a) professor(a) aproveite explore todas as possibilidades que o material proporciona. O volume conta com uma parte teórica com as orientações principais sobre os conceitos matemáticos abordados no livro da criança para que o(a) professor(a) tenha mais segurança para implementar os materiais.

Capacitação

Orientações online: Curso para auxiliar professores e toda a equipe pedagógica na implementação do programa.

Histórias de sucesso em escolas públicas e privadas

Andreia, professora que aplica o programa Proleia
"Compreender a importância do som das letras para o aprendizado da leitura faz todo sentido para mim, e poder contar com o material estruturado é a combinação perfeita para colocar em prática. Parabéns à equipe NeuroSaber."
Ana Luiza, professora que aplica o programa Proleia
"Quando usamos o PROLEIA com disléxicos, em menos de dois meses, os meus alunos disléxicos tiveram grandes saltos em autoestima e aprendizado. Obrigado, Lu, por ter me ensinado."
Sharly, professora sobre a formação do programa Proleia
"O curso do PROLEIA veio como um despertador para a minha vida profissional, pois me sentia frustrada em não conseguir alfabetizar meus alunos. Hoje, essa realidade mudou drasticamente na minha vida e na vida dos meus alunos. Estou muito feliz e agradecida por ter conhecido a Luciana e sua metodologia em abordar os sons das letras e a forma como fazer isso. A sequência a ser seguida faz toda a diferença. Grata! Nota 1000 para o curso do PROLEIA, é completo."
Ana Christine, aluna da formação do programa Proleia
"Como cresci profissionalmente fazendo esse curso! Me sinto capacitada e mais segura para conversar com os pais dos meus alunos sobre o processo de alfabetização que cada criança deve passar. É um curso que deveria ser pré-requisito para todo alfabetizador. As escolas públicas e privadas poderiam investir utilizando esse conhecimento para a formação continuada dos professores que já atuam. Obrigada a Lu Brites por proporcionar esse momento de aprendizado e toda a sua equipe por me oferecer todo o suporte!"
Janaína, professora que aplica o programa PercepSom 2.0
"Compreender que saber o alfabeto não significa estar alfabetizado foi muito importante para eu compreender o que está acontecendo com uma determinada aluna que tenho no 3° ano. Esta aluna sabe todo o alfabeto, mas não sabe ler e não compreende o que lê. Com o curso, percebo que lhe falta a consciência do princípio alfabético e a consciência fonológica. Obrigada pela oportunidade de redescobrir a alfabetização!"

Quer saber como são as soluções da NeuroEscola?

Receba nosso catálogo completo de graça!

*Campos obrigatórios