A missão de transformar a educação do Brasil, garantindo que todas as crianças aprendam através de evidências neurocientíficas, ganhou um novo e importante capítulo em Roncador, no Paraná. Luciana Brites, fundadora e CEO da NeuroSaber, especialista em neurodesenvolvimento e educação inclusiva, esteve no município para impulsionar a implementação do “Programa Escola Inclusiva”.
Este encontro, que reuniu a prefeita, a secretária de Educação e toda a equipe pedagógica local, reforça o compromisso de Roncador com uma educação que não deixa ninguém para trás, focada na alfabetização plena e efetiva de TODAS as crianças.
Índice
- O Programa Escola Inclusiva: Um Olhar para a Alfabetização Universal
- O Compromisso de Roncador com a Educação Inclusiva e Baseada em Evidências
- A Contribuição de Luciana Brites: Ciência no Chão da Sala de Aula
- Transformando Vidas: O Impacto para Alunos e Professores
- Roncador como Modelo: Inspiração para Outros Municípios
- Conclusão: Um Futuro Mais Justo Começa na Escola
O Programa Escola Inclusiva: Um Olhar para a Alfabetização Universal
O “Programa Escola Inclusiva” surge como uma iniciativa fundamental para garantir que o direito à alfabetização seja uma realidade para cada criança. Em sua essência, o programa reflete a crença inabalável da NeuroSaber de que “toda criança nasce com um potencial único” e que “todas as crianças podem aprender”. Este programa não se detém na ideia de que “cada criança tem seu tempo”, mas sim adota a premissa neurocientífica de que o processo de aprendizagem é um só para crianças típicas e atípicas, exigindo estratégias adequadas e baseadas em evidências para desenvolver o potencial de cada uma, sem exceção. A meta é clara: assegurar que a alfabetização seja universal, abrangendo desde os desafios mais comuns de aprendizagem até as necessidades específicas de crianças com diferentes perfis neurodesenvolvimentais.
O Compromisso de Roncador com a Educação Inclusiva e Baseada em Evidências
A presença de Luciana Brites em Roncador, pela implementação do Programa Escola Inclusiva, é um forte indicativo do compromisso da gestão municipal com uma educação de alta qualidade e com propósito. O encontro com a prefeita, a secretária de Educação e toda a equipe pedagógica demonstra uma aliança estratégica entre o poder público e o conhecimento especializado. Essa iniciativa reflete o desejo de superar as dores que muitos educadores sentem – como a falta de um método prático e aplicável ou a pressão para lidar com comportamentos desafiadores – ao mesmo tempo em que investe em um futuro educacional mais justo e eficaz para toda a comunidade. É a prova de que Roncador busca ir além do “achismo”, baseando suas ações em ciência e empatia.
A Contribuição de Luciana Brites: Ciência no Chão da Sala de Aula
Luciana Brites, com sua vasta experiência como pedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, traz para Roncador não apenas teoria, mas, sobretudo, prática baseada em evidências neurocientíficas. Sua participação na implementação do Programa Escola Inclusiva significa que os educadores e gestores do município terão acesso a:
- Conhecimento aprofundado sobre como o cérebro aprende, especialmente na primeira infância.
- Estratégias eficazes para identificar e intervir em desafios de aprendizagem.
- Ferramentas concretas para criar ambientes de aprendizagem verdadeiramente inclusivos.
- Diretrizes claras para promover a alfabetização de forma consistente, respeitando as individualidades, mas com um método que funciona para todos.
A metodologia da NeuroSaber pega algo complexo e simplifica para fazer a diferença na vida das pessoas, entregando tudo sem esconder os segredos, e fazendo com amor, o que alinha perfeitamente com a necessidade dos educadores de ter uma base clara e prática de como ensinar.
Transformando Vidas: O Impacto para Alunos e Professores
A implementação do Programa Escola Inclusiva em Roncador, com o suporte de Luciana Brites e da NeuroSaber, tem o potencial de gerar um impacto transformador:
- Para os Alunos: Mais crianças terão a oportunidade de serem alfabetizadas de forma plena e precoce, desenvolvendo todo o seu potencial e construindo uma base sólida para o sucesso escolar e de vida. A escola se tornará um espaço mais acolhedor e eficaz para todos.
- Para os Professores: Sentirão mais segurança e preparo em como ensinar, com acesso a um método prático e aplicável. Isso reduzirá a frustração e a insegurança, e aumentará a satisfação de ver os alunos aprendendo mais rápido e com resultados visíveis. Como a NeuroSaber defende: “Professor merece o melhor!”.
- Para as Famílias: Receberão um suporte mais qualificado das escolas, com profissionais aptos a lidar com as especificidades de cada criança, reduzindo a pressão e a busca por soluções “milagrosas” sem base científica.
Roncador como Modelo: Inspiração para Outros Municípios
A iniciativa de Roncador em priorizar a implementação de um Programa Escola Inclusiva com foco na alfabetização de todas as crianças, com o apoio de uma especialista como Luciana Brites, posiciona o município como um modelo a ser seguido. Demonstra que, com liderança comprometida e investimento em conhecimento baseado em evidências, é possível superar desafios educacionais e criar um ambiente onde cada criança pode prosperar. Esse é o tipo de “virada na vida” que os professores sinalizam e que a NeuroSaber inspira, mostrando que a educação de resultado ainda na primeira infância é a chave para um presente mais humano e para um futuro mais justo.
Conclusão: Um Futuro Mais Justo Começa na Escola
A presença de Luciana Brites em Roncador e a implementação do Programa Escola Inclusiva são mais do que eventos isolados; são marcos em um movimento contínuo de transformação da educação brasileira. A NeuroSaber acredita que, ao capacitar os principais agentes envolvidos na aprendizagem infantil com o conhecimento e as estratégias necessárias, podemos, juntos, desenvolver o potencial de todas as crianças, sem exceção. Roncador, ao abraçar essa visão, contribui ativamente para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde a alfabetização não é um privilégio, mas uma realidade para todos.