Lu Brites pelo BRASIL: Neuroeducação e Inclusão para Educadores em Taubaté e Joaçaba

Luciana Brites, renomada pedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano pela Universidade Mackenzie e CEO do Instituto NeuroSaber, tem percorrido o Brasil levando conhecimento e inspiração a milhares de educadores.

Com uma agenda intensa, que reflete seu compromisso com a transformação da educação, Brites recentemente realizou duas palestras estratégicas na UNDIME/SP em Taubaté, e Joaçaba, Santa Catarina, abordando temas cruciais para o desenvolvimento e a inclusão educacional. Suas apresentações não apenas compartilham ciência de ponta, mas também oferecem ferramentas práticas para o dia a dia da sala de aula.

Índice

  • Taubaté/SP: Fundamentos para um Futuro Leitor na Formação UNDIME
  • Joaçaba/SC: Estratégias para TEA e Comorbidades na Palestra ALESC
  • A Abrangência da Atuação de Luciana Brites
  • Conclusão: Impacto e Continuidade

Taubaté/SP: Fundamentos para um Futuro Leitor na Formação UNDIME


No dia 04 de junho, Luciana Brites marcou presença em Taubaté, São Paulo, para uma Formação promovida pela UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O tema central de sua palestra foi “Precursores na Alfabetização – Construindo as Bases para um Futuro Leitor”. Este encontro reuniu dirigentes e educadores municipais, que buscaram aprimorar suas práticas no processo de alfabetização inicial.

Durante a formação, Luciana aprofundou-se nos fundamentos neurocientíficos que antecedem e sustentam a aquisição da leitura e da escrita. Ela destacou a importância de identificar e estimular as habilidades precursoras da alfabetização, como a consciência fonológica, o desenvolvimento da linguagem oral, a discriminação auditiva e visual, e a coordenação motora fina. A neurocientista enfatizou que um bom desempenho nesses pilares iniciais é crucial para que a criança construa uma base sólida para se tornar um leitor proficiente. A palestra ofereceu estratégias embasadas em evidências para que educadores possam criar ambientes de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento dessas habilidades desde a educação infantil, preparando as crianças para um processo de alfabetização mais eficaz e menos desafiador.

Joaçaba/SC: Estratégias para TEA e Comorbidades na Palestra ALESC


No dia seguinte, 05 de junho, Luciana Brites esteve em Joaçaba, Santa Catarina, para uma palestra na ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). O foco de sua apresentação foi “TEA e Comorbidades – Estratégias em Sala de Aula”. Este evento teve um caráter fundamentalmente voltado para a inclusão, reunindo educadores, profissionais da saúde, famílias e legisladores interessados em aprofundar o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as condições que frequentemente o acompanham.

Luciana abordou a complexidade do TEA, desmistificando conceitos e oferecendo um olhar aprofundado sobre as comorbidades mais comuns, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão e Transtornos Específicos da Aprendizagem. Sua palestra foi um guia prático, apresentando estratégias concretas e adaptáveis para que educadores e demais profissionais possam identificar sinais, entender as necessidades individuais e implementar intervenções eficazes na sala de aula. A ênfase foi dada à importância de uma abordagem individualizada, da comunicação clara e da utilização de recursos visuais, bem como da colaboração entre escola, família e terapeutas para garantir um ambiente de aprendizagem verdadeiramente inclusivo e promotor do desenvolvimento para alunos com TEA e suas comorbidades.

A Abrangência da Atuação de Luciana Brites


As duas palestras demonstram a amplitude e a relevância da atuação de Luciana Brites e do Instituto NeuroSaber. Enquanto a formação em Taubaté focou na construção de bases sólidas para a alfabetização, um pilar fundamental da educação básica, a palestra em Joaçaba mergulhou nos desafios da inclusão e da neurodiversidade, abordando um tema que exige sensibilidade, conhecimento e estratégias adaptadas. Essa dualidade de temas reflete a visão integral da NeuroSaber: capacitar educadores e famílias com o que há de mais recente em neurociência para promover o desenvolvimento pleno de todas as crianças, desde a prevenção de dificuldades de aprendizagem até a inclusão de alunos com necessidades especiais. Luciana Brites consegue transitar com maestria entre os diferentes estágios do desenvolvimento infantil e os desafios educacionais, sempre embasada em evidências científicas e com uma linguagem acessível e inspiradora.

Conclusão: Impacto e Continuidade


A passagem de Luciana Brites por Taubaté e Joaçaba não apenas enriqueceu o conhecimento dos participantes, mas também reforçou a necessidade de uma educação cada vez mais informada pela neurociência. Seus insights sobre alfabetização e inclusão para o TEA e comorbidades são inestimáveis para educadores que buscam fazer a diferença na vida de seus alunos. Esses eventos são mais um exemplo do impacto positivo que a neuroeducação, quando bem aplicada, pode ter na construção de um futuro educacional mais justo, equitativo e eficaz para todas as crianças brasileiras. Sua agenda continua a inspirar e capacitar, levando a esperança de uma educação transformadora a cada canto do país.

Compartilhe:

Conheça nossas soluções educacionais

Nossas soluções de ensino, baseadas em evidências científicas, auxiliam educadores no ensino da leitura, fonologia, matemática e muito mais. Oferecemos também, formações docentes com conteúdo teórico e prático para o aprimoramento profissional.