PROLEIA: Transformando a Educação em Municípios pelo Brasil

Índice

 

    1. O impacto do PROLEIA na educação

    1. O que é o PROLEIA?

    1. Municípios beneficiados pelo programa

    1. Principais avanços no aprendizado

    1. Capacitação de professores e inovação pedagógica

    1. Resultados e expansão do programa

    1. O futuro do PROLEIA na educação brasileira

1. O impacto do PROLEIA na educação

O PROLEIA oferece uma metodologia estruturada e baseada em evidências científicas, permitindo que professores dominem uma abordagem de alfabetização eficaz para crianças típicas e atípicas. 

Com um passo a passo claro e acessível, o programa capacita os educadores a ensinarem de forma segura, desenvolvendo habilidades que muitas vezes não são abordadas na graduação ou no magistério.

Em apenas 8 semanas, os professores aprendem a alfabetizar com segurança toda a turma, aplicando um programa cientificamente comprovado. 

Além disso, o PROLEIA proporciona um ensino inclusivo, trazendo estratégias adaptáveis para crianças com TDAH, Dislexia, Discalculia e dificuldades motoras, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem.

Outro grande benefício é a satisfação de ver os alunos progredindo. Com materiais didáticos exclusivos, os professores conseguem estimular a leitura e a escrita de maneira motivadora, observando resultados reais no aprendizado. 

O programa também oferece suporte contínuo, com aulas ao vivo para tirar dúvidas, acesso a slides e conteúdos complementares.

O PROLEIA não apenas transforma a alfabetização em sala de aula, mas também proporciona mais segurança e realização profissional para os educadores.

Conheça como o PROLEIA transformou a Educação do Município de Perdigão/MG


2. O que é o PROLEIA?

O PROLEIA (Programa de Leitura e Escrita Infantil da NeuroSaber) foi criado com o objetivo de oferecer uma abordagem estruturada e baseada em evidências científicas para alfabetizar crianças típicas e atípicas. 

O programa nasceu da necessidade de uma abordagem de alfabetização que realmente atendesse às dificuldades, tanto em crianças com desenvolvimento típico quanto naquelas com transtornos como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outras condições que podem impactar o aprendizado.

Ele foi desenvolvido por especialistas da NeuroSaber, incluindo Luciana Brites, pedagoga e CEO da NeuroSaber, com base em evidências científicas e práticas pedagógicas que realmente fazem a diferença na aprendizagem infantil.

O PROLEIA se consolidou como um programa eficaz, sendo adotado por professores, terapeutas e familiares para ajudar crianças a avançarem no processo de leitura e escrita de forma mais segura e estruturada. 

A ideia central é proporcionar um programa acessível, prático e que respeite o ritmo de cada criança, garantindo avanços reais na alfabetização.

3. Municípios beneficiados pelo programa

3.1 A implementação do PROLEIA em Videira/SC 

O PROLEIA foi implementado em Videira/SC como um programa de capacitação para professores da rede pública, com o objetivo de melhorar a alfabetização das crianças. 

O projeto teve duração de seis meses, entre fevereiro e junho de 2024, e envolveu 17 escolas públicas e 3.315 alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental.

Durante a formação, 21 professores receberam certificação, 291 kits do aluno e 20 kits do professor foram entregues, totalizando 687 horas de estudo e 1.230 atividades concluídas. 

Além disso, o programa incluiu mentorias ao vivo, plantões pedagógicos e acompanhamento contínuo para garantir a aplicação efetiva da metodologia.

Os resultados das sondagens realizadas mostraram uma evolução significativa no desempenho das crianças. A taxa de acertos e a autonomia dos alunos aumentaram consideravelmente, com 78,87% das crianças apresentando progresso. 

Os gráficos indicaram que houve um deslocamento dos alunos para níveis mais altos de acertos e autonomia na alfabetização.

A percepção dos professores foi extremamente positiva, com 100% dos respondentes da pesquisa de qualidade relatando satisfação total com a formação. 

Muitos destacaram que o PROLEIA trouxe mais segurança e um programa estruturado para a alfabetização, facilitando o aprendizado das crianças de forma lúdica e eficaz.

Além disso, os materiais do programa foram bem recebidos pelos alunos, que demonstraram maior engajamento e interesse pelas atividades propostas. 

O impacto do PROLEIA em Videira mostrou que uma abordagem baseada em evidências científicas pode transformar a educação, promovendo avanços reais na alfabetização infantil.

3.2 A implementação do PROLEIA em Perdigão/MG

O PROLEIA foi implementado no município de Perdigão/MG como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um programa do Governo Federal para garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. 

O projeto teve um impacto significativo na aprendizagem dos alunos, especialmente nas habilidades de leitura e escrita.

As avaliações demonstraram uma evolução contínua no desempenho dos estudantes. No 1º ano, inicialmente, apenas 31% dos alunos apresentavam aprendizado adequado, enquanto 43% estavam em defasagem. 

Com as intervenções pedagógicas, esse cenário mudou drasticamente, e na última avaliação 70% dos estudantes atingiram um nível adequado de alfabetização, reduzindo a defasagem para apenas 12%.

No 2º ano, o progresso também foi expressivo. Na primeira avaliação, 44% dos alunos tinham aprendizado adequado, enquanto 31% estavam em defasagem. 

Na última etapa, 81% dos estudantes atingiram o nível esperado de alfabetização, reduzindo a defasagem para apenas 6%.

Os resultados também mostraram avanços na escrita. No início do programa, 86% dos alunos tinham alto desempenho, mas houve uma queda no meio do processo, exigindo novas intervenções. 

Na última avaliação, 77% dos estudantes recuperaram o desempenho elevado, mostrando a eficácia das estratégias aplicadas.

Além disso, o número de crianças consideradas Pré-Leitoras caiu de 59% para 25%, e o número de Leitores Fluentes subiu de apenas 1% para 22%. Esse avanço reflete um fortalecimento contínuo das habilidades de leitura, com muitos alunos saindo dos níveis mais básicos para níveis mais avançados.

3.3 A implementação do PROLEIA em Itajubá/MG

O PROLEIA foi implementado em Itajubá/MG para capacitar professores da rede pública no ensino da leitura e escrita, em conjunto com o PercepSom, programa voltado para o desenvolvimento da consciência fonológica. A formação teve duração de seis meses, entre maio e dezembro de 2024, com um prazo estendido de acesso à plataforma até janeiro de 2025.

Durante esse período, 79 professores foram certificados no PROLEIA, com um total de 2.251 horas de estudo e 4.886 atividades concluídas. Além disso, 830 kits do aluno e 108 kits do professor foram distribuídos, garantindo a aplicação prática do programa em sala de aula. O PercepSom capacitou 42 professores, com 860 kits do aluno e 66 kits do professor entregues.

A implementação incluiu mentorias ao vivo, reuniões regulares com a Secretaria de Educação e suporte técnico contínuo. Um Plano de Aplicação personalizado foi desenvolvido para ajudar os professores a utilizar os recursos pedagógicos de maneira eficaz ao longo do ano.

A pesquisa de satisfação revelou que 91,2% dos professores do PROLEIA se sentiram capacitados para aplicar o que aprenderam, enquanto 84,8% consideraram o conteúdo essencial para sua evolução profissional. No PercepSom, 95,2% afirmaram estar preparados para implementar o programa e 100% consideraram o curso relevante para seu crescimento.

O impacto do PROLEIA e do PercepSom em Itajubá foi amplamente positivo, com professores relatando um aumento na segurança para alfabetizar seus alunos, maior engajamento das crianças no aprendizado e um desenvolvimento significativo da leitura e escrita. Muitos destacaram que o curso trouxe uma nova perspectiva para a alfabetização, oferecendo estratégias práticas baseadas em evidências científicas.

4. Principais avanços no aprendizado

📌 Evolução na alfabetização

 

    • O percentual de alunos com aprendizado adequado aumentou significativamente, com alguns municípios apresentando crescimento de até 50% na taxa de alfabetização.

    • A defasagem foi reduzida em até 37 pontos percentuais, garantindo maior autonomia na leitura e escrita.

📌 Melhora na escrita e fluência leitora

 

    • O número de Pré-Leitores caiu em até 34%, enquanto os Leitores Fluentes aumentaram mais de 20 vezes.

    • A escrita teve avanços expressivos, com maior clareza e estruturação do texto após intervenções pedagógicas.

📌 Capacitação e segurança para professores

 

    • Mais de 90% dos professores capacitados relataram maior segurança para alfabetizar.

    • O programa proporcionou estratégias que não são ensinadas no magistério, trazendo um ensino mais estruturado e eficaz.

📌 Engajamento e suporte contínuo

 

    • O programa incluiu mentorias ao vivo, acompanhamento técnico e materiais exclusivos, facilitando a implementação prática.

    • Alunos demonstraram maior interesse e participação, tornando o aprendizado mais motivador e eficiente.

5. Capacitação de professores e inovação pedagógica

Além de focar no aprendizado dos alunos, o PROLEIA também capacita professores e gestores escolares. O programa oferece formação continuada, promovendo novas metodologias e ferramentas para tornar o ensino mais eficiente.

Os professores recebem suporte para aprimorar suas práticas pedagógicas e têm acesso a materiais atualizados, garantindo um ensino mais envolvente e acessível.

Lorenza Aparecida Silva, Secretária Municipal de Educação de Perdigão/MG, recebendo do Ministério da Educação (MEC) o selo ouro pelo crescimento de até 50% na taxa de alfabetização.


6. Resultados e expansão do programa

Os resultados obtidos nos municípios participantes comprovam a eficácia do PROLEIA na alfabetização, promovendo avanços significativos no aprendizado das crianças e maior segurança para os professores. Diante do impacto positivo, o programa está em expansão, alcançando novas cidades e ampliando as oportunidades de ensino de qualidade, garantindo que cada vez mais estudantes tenham acesso a um programa estruturado e comprovadamente eficiente.

7. O futuro do PROLEIA na educação brasileira

A experiência em Perdigão, Itajubá e Videira mostra que investir em metodologias eficazes e capacitação de professores pode transformar a realidade da educação.

O PROLEIA continua sua missão de proporcionar um ensino de qualidade, preparando as crianças para um futuro de mais oportunidades. E essa é só a primeira etapa!

Se você deseja saber mais sobre o PROLEIA e como ele pode contribuir para a sua escola ou município, converse com a nossa equipe pelos canais: 

E-mail: patricia@neurosaber.com.br

Telefone: (43) 99142-0401

O futuro da educação começa agora!

Compartilhe:

Conheça nossas soluções educacionais

Nossas soluções de ensino, baseadas em evidências científicas, auxiliam educadores no ensino da leitura, fonologia, matemática e muito mais. Oferecemos também, formações docentes com conteúdo teórico e prático para o aprimoramento profissional.